Projeto visa levar rugby para as escolas de Campinas

Felipe Zangiacomo
Redação 3

Criado no século XVIII, na Inglaterra, o rugby é o segundo esporte coletivo mais praticado no mundo, perdendo apenas para o futebol. No entanto, justamente no país do futebol, o esporte britânico encontra poucos praticantes e fraca divulgação. É esse cenário que o projeto Campinas Joga Rugby espera mudar. 

Organizado pelo professor de educação física Carlos Javier Pazos o projeto espera levar o rugby para as escolas de Campinas, montando núcleos de aprendizagem e acabando com a fama de esporte violento. “Qualquer escola que tiver interesse poderá receber o projeto. Visitaremos a instituição, mostrando o rugby. Os (professores de Educação Física) interessados podem se inscrever em um núcleo perto da escola e receber formação para ministrar a aula”, explicou o coordenador. 

Pazos, nascido na Argentina – país com tradição na modalidade e que ocupa a terceira posição no Ranking Mundial – ainda ressaltou a importância da prática do rugby desde criança. “Aos oito anos, meu pai me levou para o clube para aprender a jogar. Precisamos desmistificar que o rugby é um esporte violento. O rugby é um jogo para se fazer amigos, para se criar vínculos de respeito e amizade. Queremos que os adolescentes e as crianças de Campinas conheçam o esporte e, quem se interessar, tenha possibilidade de praticá-lo”. 

Além do desenvolvimento do o projeto, o argentino se mantém envolvido com rugby treinando a equipe universitária da Unicamp e o plantel do Jequitibá, único time da cidade. 

E é o Jequitibá, aliás, que ajuda a colocar o Campinas Joga Rugby em prática. “Temos muitas dificuldades para conseguir material humano. Há poucas pessoas envolvidas e disponíveis. Então, contamos com voluntários da própria equipe do Jequitibá no projeto. O ideal seria que a gente tivesse professores de Educação Física envolvidos nisso, mas nas escolas não se ensina rugby”, completou Pazos.

2 pensamentos sobre “Projeto visa levar rugby para as escolas de Campinas

  1. Gostaria de implementar uma escolinhade rugby aqui na minha cidade.

    Moro em Volta Redonda, no estado do Rio de Janeiro. Sou atleta de Rugby e estudante de Educação Física, me formo agora no fim do ano de 2009.

    Como faço pra ter asseso a este projeto e implementa-lo aqui na minha cidade?

    Aguardo uma resposta.

    Um abraço

    Douglas Alves

  2. Ei sou estudante de ed física e jogo rugby , estou fazendo um trabalho sobre projetos e gostaria de fazer sobre rugby se tiver algo rpa mim mandar , quem sabe posso até implantar na minha cidade .
    Desde ja agradeço

Deixe um comentário