Dança de salão tem origem européia

Marcela Sanguini

Redação 5

 

A dança de salão é praticada por casais, em reuniões sociais. Surgiu na Europa, na época do Renascimento e tornou-se uma forma de lazer muito apreciada, tanto nos salões dos palácios da nobreza, como entre o povo em geral. É chamada de salão, porque requer salas amplas para os dançarinos fazerem livremente suas evoluções e porque foi através da sua prática nos salões das cortes reais européias que este tipo de dança foi valorizado e levado para as colônias da América, Ásia e África, sendo divulgado pelo mundo todo e transformado num divertimento popular.

Em 1808, a corte portuguesa transferiu-se para cá e trouxe com eles os gostos e hábitos sociais europeus daquela época, inclusive as danças que estavam na moda e o costume dos bailes freqüentes. Durante todo o século XIX, qualquer evento era motivo para um baile: aniversários, noivados, casamentos, formaturas, datas cívicas, visitas de parentes e amigos. Professores de dança europeus, especialmente os franceses, eram contratados para manter os membros da nobreza brasileira em dia com as danças que estavam na moda nas importantes capitais européias.

O aparecimento e o período áureo das discotecas – em que os casais passaram a dançar sem se tocar, de uma forma livre e solta e até sem necessidade de parceiro(a) – levaram a dança de salão a cair num semi-esquecimento, pelo menos nas grandes cidades, por um período de vinte anos. A dança de salão não desapareceu, mas passou a ser vista como uma manifestação fora de moda, praticada por pessoas mais velhas e conservadoras ou por membros de camadas sociais menos favorecidas, no interior do país e nas periferias das grandes metrópoles. Desde meados dos anos ’80, porém, a dança de pares enlaçados vem retornando com toda a força. Multiplicam-se seus adeptos e os lugares para dançar a dois.

Voltando a cair no gosto do público, a dança de salão passou por um processo de renovação e expansão, inclusive com a criação de aulas especializadas e até mesmo, concursos de dança de salão internacional.


 

 

 

Anúncios

2 pensamentos sobre “Dança de salão tem origem européia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s