Concursos ficam mais populares

Marcela Sanguini

Redação 5

 

Do tango à salsa, do bolero ao maxixe. Do forró ao samba. É só escolher. Os profissionais da dança de salão investem na realização de eventos que divulgam as diversas modalidades, estimulam o intercâmbio e o aperfeiçoamento técnico e didático. Além dos lançamentos, as novas edições dos eventos comprovam que a fórmula está dando certo e que há espaço e público. Alguns dos organizadores já dão passos maiores, com atrações internacionais e/ou participando de etapas de eventos de outros países. Parece que a dança de salão deixa, definitivamente, de ser vista como mero lazer de bailes e encontros sociais para se firmar como atividade de entretenimento, espetáculo e arte reconhecida, além de relembrar a antiga cultura européia, que sempre levou a sério a dança de salão em suas festas.

Diferente dos concursos exibidos nos programas de televisão, onde muito se explora piruetas e saltos, as duplas serão avaliadas por um corpo de jurados selecionado pela organização do concurso. No que diz respeito à avaliação, sempre é feita por uma banca de jurados selecionada pelos organizadores, e leva em conta técnica, deslocamento de salão e harmonia do casal. O figurino também tem importância fundamental nas avaliações. Em alguns concursos, é prestigiado com um troféu à parte.

Quanto à premiação, além do troféu, as duplas costumam receber prêmios em dinheiro ou até mesmo em viagens para o exterior.

A febre dos concursos é tanta que, em alguns casos, é necessário uma fase pré-eliminatória, já que muitos jurados concordam que para se analisar bem um concurso, só é possível com, no máximo, 30 casais na pista.

Atualmente, são tantos concursos espalhados pelo Brasil, que os organizadores se viram na obrigação de classificá-los em dançarinos amadores e dançarinos profissionais. Muitos concursos ainda separam seus participantes por ritmos e idades. O descumprimento de qualquer uma das normas desclassifica, imediatamente e sem contestações, a dupla participante.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s