Candidatos de Campinas apresentam suas propostas para o meio ambiente

 Fábio Oliveira

Redação 02

É cada vez maior o número de pessoas que se preocupam com a situação ambiental do planeta. Em campinas essa realidade não é diferente. Por isso nas eleições municipais desse ano os eleitores estão analisando as propostas para o meio ambiente do seu candidato.

Campinas cresce acima da média nacional, mas de uma maneira não planejada, e por isso sofre com problemas gerados pela falta de cuidados com o setor ambiental: enchentes, doenças causados por vetores que migram para os centros urbanos devido a destruição de seu habitat natural são alguns dos problemas enfrentados pelos campineiros devido ao descaso com o meio ambiente.

Entre os problemas mais urgentes nessa área estão os resíduos produzidos pela população e pela construção civil. Campinas só perde para a capital do estado na produção de resíduos. Porém o destino deles ainda não foi resolvido. É necessário que novos locais para o tratamento, reciclagem e armazenamento desses produtos sejam criados.

A seguir as propostas dos quatro primeiros colocados nas pesquisas de intenção de voto de Campinas:

Carlos Sampaio quer implantar código ambiental

O candidato tucano possui em seu plano de metas várias medidas prioritárias no setor de meio ambiente. Sampaio afirma que caso eleito, vai implantar um código ambiental e um banco de dados sobre o meio ambiente de Campinas. O tucano promete também elaborar um levantamento das áreas de proteção ambiental da cidade. O objetivo da medida é realizar futuros projetos de matas ciliares e outras medidas de recuperação. No setor de resíduos sólidos urbanos o plano de metas do candidato prevê a extensão da coletiva seletiva de lixo e outras medidas que visam o aumento da reciclagem e tratamento do lixo.

Para resíduos da construção civil, Sampaio promete fazer parcerias com o setor de coleta do município para criação de cooperativas de reciclagem. Ele pretende também incentivar projetos que cuidem de modo apropriado de seus resíduos.

Dr. Hélio promete aumentar espaços verdes

O candidato a reeleição tem como meta ampliar os espaços verdes da cidade. O pedetista pretende aumentar a área dos parques Linear do Capivari, Botânico, Anhumas e outros. Hélio pretende também através das escolas desenvolver a cultura da conservação ambiental em todos os estudantes do ensino público municipal da cidade. Além disso, ele pretende continuar as políticas que adotou desde o inicio do mandato: estabelecer o código ambiental, controlar as fontes de poluição do ar, água e resíduos sólidos são as medidas que ele afirma dar continuação. Dr Hélio promete também continuar monitorando a qualidade do meio ambiente na cidade de Campinas.

Feliciano prioriza educação ambiental

Feliciano promete, se for eleito, implantar todas as medidas propostas em seu plano de metas para o meio ambiente. Entre elas está a implantação do programa de educação ambiental que visa a partir da inserção de mensagens ambientais nas contas de água conscientizar a população. Ele afirma também que vai espalhar o projeto de coleta seletiva por toda cidade e apoiar campanhas permanentes de uso racional dos recursos hídricos e elétricos. Ela pretende criar uma usina de compostagem de lixo e usinas que transformem os resíduos em energia. Além disso, ele pretende reutilizar galhos de podas para emprego em fornos.

Jonas Donizette quer resolver problema do lixo

Para tentar novamente a vaga na prefeitura de Campinas, Jonas Donizette promete equacionar o problema dos depósitos de lixo da cidade. Através da criação de depósitos apropriados ele afirma que vai efetivar a coleta seletiva de lixo. Jonas afirma também aumentar as áreas arborizadas do município. Assim, pretende estabelecer uma meta de doze metros de área verde para cada campineiro. Em 2006. esse número era de 4,6 metros por habitante.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s