Vegetariano só come salada?

Guilherme Camargo

Redação 05

 

É bem comum entre as pessoas que comem carne acreditar que os vegetarianos vivem a base de saladas apenas. Segundo Natália Chede, nutricionista da SVB (Sociedade vegetariana brasileira), esse estereótipo surgiu devido à comparação da palavra “vegetariano” com “vegetais”. Entretanto a origem da palavra surgiu do latim “vegethus”, que significa forte, robusto e vigoroso.

No vegetarianismo existem várias vertentes, vegetarianos são aqueles que não consomem carne nem seus derivados, ovolactovegetariano é caracterizado pela presença de ovos, leite e derivados no cardápio. Os lacto-vegetarianos não consomem ovos, já os ovo-vegetarianos consomem, mas deixam de lado o leite e derivados. E os veganos vão mais além, pois abrem mão da carne, de ovos e laticínios. Mas a dieta de todos é repleta de opções, como na tabela abaixo:

Grupos Alimentares para Vegetarianos

Grupo

Alimento

Derivados / Preparações

Cereais

arroz; aveia; milho; cevada; centeio; quinua real; trigo; painço; sorgo; amaranto, etc.

pão (diversos); macarrão (diversos); granola; massas; farofas; bolos; tortas, etc.

Leguminosas (feijões)

feijão carioca; feijão preto; feijão branco; feijão azuki; fava; lentilha; ervilha; soja; tremoço, etc.

tofu; missô; hambúrgueres; croquete; quibe; leite de soja; almôndega; nugguetes; PTS, etc.

Oleaginosas

amêndoa; amendoim; castanha de caju; castanha do Pará; noz; pinhão; pistache, etc.

pastas de oleaginosas (amendoim, caju, etc)

Sementes

abóbora; gergelim; girassol; linhaça, etc.

tahine (pasta de gergelim), sementes torradas,etc.

Verduras

acelga; agrião; almeirão; brócolis; couve flor; chicória; espinafre; mostarda; repolho; rúcula; salsão; brotos; couve; algas, etc.

Diversas preparações.

Legumes

abóbora; abobrinha; aspargo; palmito; chuchu; jiló; berinjela; cenoura; quiabo; rabanete; cogumelos, etc;

Diversas preparações.

Tubérculos

batata; mandioquinha; cará; mandioca; yakon; inhame; batata doce,etc.

Diversas preparações.

Frutas

abacate; banana; maça; manga; maracujá; pitanga; pêssego; damasco; açaí; goiaba, etc

Diversas preparações.

Laticínios

leite, iogurte, queijos

Leite, Diversos queijos, iogurtes, etc.

Ovos

Ovos

Diversas preparações.

 

 

Chede afirma que existe: “uma variedade de alimentos para se montar um dieta vegetariana, o que confere a alimentação: sabores, cores, texturas e aromas variados”. “A refeição não é monótona.” Frisa.

 

Impactos ambientais da produção da carne

 

A Sociedade Vegetariana brasileira (SVB) afirma que o impacto ambiental causado pela produção da carne que chega nas mesas dos brasileiros todos os dias é absurdo. De acordo com a SVB um quilo de carne bovina é responsável por 10 mil metros de floresta desmatada, sem contar a quantidade de água doce utilizada na produção do alimento. As estatísticas apresentadas pela entidade mostram que para se obter um quilo de carne bovina são necessários quase 9 mil litros de água, já a carne suína exige 3 mil litros e a carne de frango 1,400. Para se ter uma idéia, a obtenção de um quilo de tomate exige 39 litros de água, enquanto o trigo e batata exigem menos de 50. O Brasil é a maior potência mundial em volume de água doce, 12% de todo o estoque global estão em nossos rios e reservatórios subterrâneos. 70% dessa água vai para a agricultura, em especial a irrigação, e mais da metade de tudo que é cultivado no país destina-se a produção industrial de ração animal, aqui e no exterior, e não ao cultivo de hortaliças para a alimentação humana.

Os rebanhos bovinos espalhados pelo mundo também têm sua parcela de culpa no aquecimento global. O metano e o dióxido de carbono são os principais responsáveis pelo aumento da temperatura do planeta, e os rebanhos são responsáveis pela emissão de mais de 25% do metano lançado na atmosfera anualmente, devido aos gases que soltam.

Outro dado chama atenção: 90% das queimadas na Amazônia se destinam à criação do gado que abastece o mercado interno e ao cultivo da soja utilizada como ração para gado no exterior. Essas queimadas são responsáveis por mais de dois terços de todo o dióxido de carbono que o Brasil emite todos os anos, colocando o país entre os quatro maiores poluidores do mundo.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s