Blog também é jornalismo

Marcelo Tas defende credibilidade do blog

Marcelo Tas defende credibilidade do blog

Juliana Dobner

Redação 1

O Brasil possui hoje cerca de três mil blogs, segundo estimativa do IBGE/Net.

Os blogs estão se consolidando como mídia alternativa, jornalistas consagrados já aderiram à nova ferramenta e outros se dedicam exclusivamente à internet.

Marcelo Tas, jornalista e apresentador do programa CQC da Bandeirantes, disse que os blogs já não sofrem mais questionamentos de credibilidade pelos leitores.

Vencedor do Prêmio Comunique-se 2008 na categoria blog, Tas atribui o sucesso de seu blog a figuras importantes de sua formação, como Otávio Frias e Mino Carta, “aos moleques” do CQC e principalmente aos leitores que, segundo ele, são co-autores do blog.

Concorreram ao prêmio, juntamente com o blog do Tas, o do Nassif e o do Noblat, entre outros. São os jornalistas cadastrados no portal que decidem quem receberá o prêmio e a votação é totalmente on line.

Nos blogs, os jornalistas podem ser críticos e expressar sua opinião abertamente. São “auto-editores” daquilo que publicam e a única censura provêm da interatividade do leitor, que decide se vai ler ou não os últimos posts.

Os temas mais recorrentes nos blogs de jornalistas são os relacionados à política. Luis Azevedo Mello, que mantém um blog sobre política e crítica à mídia, declara que “o azar da mídia corporativa é que agora existem os blogs, as listas e os grupos com informação alternativa”.

Mas não só jornalistas aderiram à “blogsfera”.O Brasil tem mais de 1 milhão de domínios/sites/URLs registrados. Cerca de 32 milhões de usuários ativos da rede e 4,4 milhões de brasileiros atualizaram seus blogs e websites nos últimos três meses.

No relatório publicado pela Technorati(ferramenta de busca para blogs), a empresa estima que esse número seja ainda maior do que o divulgado pelo IBGE/Net e alerta para importância dos links entre blogs. “Sem o link para sites e blogs citados, um blogueiro permanecerá invisível na blogsfera”, ressalta o relatório.

É importante lembrar que só são considerados blogs os espaços oferecidos por sites que permitem alterar a configuração da página ou incluir ferramentas de outros serviços e, principalmente, possuem links. Do contrário, esses espaços sem essas ferramentas seriam apenas um pequeno avanço em relação ao orkut, o maior e mais “pausterizado” site de relacionamentos da atualidade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s