Brincar em uma sociedade machista

Por Matheus Reche

Turma 03 

 

Brinquedo indicado para meninas

Brinquedo indicado para meninas

Nas compras de brinquedos para o dia das crianças deste ano passou-se despercebido pelos consumidores a presença de uma civilização que prega o machismo de uma forma exagerada. É o que afirma a assistente social e estudante de pedagogia Adriana Bordignon, que mostra como até a cor influencia. “Perceba a forte expressão de brinquedos no formato de fogões, micro-ondas, batedeiras, e até geladeiras dentre outros itens domésticos que encontramos com delicados detalhes em rosa ou inteiro dessa cor e nunca azul”

  Ao procurar num site de busca indicado para meninas logo na primeira página: fogão, panelas e bonecas lideram. É bem certo que as empresas pesquisam o que os consumidores querem. Mas segundo Carleides Pessoa Costa, integrante do Conselho Tutelar de Campinas, “os pais, em grande parte, acham que o papel da menina é de quem deve aprender a cuidar da casa e dos filhos quando na realidade o interessante é a divisão dessas tarefas.

   Se digitarmos indicado para meninos aparece diversos carrinhos e bonecos armados com espadas ou pistolas. “Esse quadro é bem conhecido no incentivo a violência”, continua Carleides. Para ela, isso pode gerar acidentes por causa da vontade precoce do menino em dirigir ou até da menina por mexer nas panelas do fogão da casa numa distração dos pais.

   Ao olhar para o mercado de trabalho se vê claramente a inserção feminina em cargos diversos, vários até de grande importância como negociadora ou gerente de empresas multinacionais.  “Os fabricantes de brinquedos deveriam ter essa visão incentivando uma cultura educacional”, afirma Adriana Bordignon.

Um pensamento sobre “Brincar em uma sociedade machista

  1. Realmente é isso que vemos em nossa sociedade. Mesmo que em grupos com mais acesso a educação o machismo se perpetua. Não basta somente as mulheres lutarem por essa emancipação. Temos que ter também a presença do homem. Acredito que a educação das novas gerações se dará por pequenos atos praticados na família como por exemplo o home dividir as tarefas de casa com a mulher. Beijos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s