Comida de rua requer cuidados

Ana Flávia Ramos da redação 01

Sabe aquele pastelzinho que todos gostam de comer no domingo de manhã na feira? É muito bom, porém se os proprietários das bancas de pastéis não tiverem cuidados devidos com a higienização, podem prejudicar a saúde dos clientes.

É o que aconteceu com o decorador Alexandre Silva, que passou mal após comer um pastel na feira, já que muitos proprietários não têm aquela preocupação em trocar o óleo usado para fritar os pastéis. “Eu adoro comer pastel de feira, mas já passei mal, e quando fui descobrir, a gordura já estava sendo usada há alguns dias”, conta o decorador. “Eu acho que deveria haver uma fiscalização para essas barracas porque em alguns casos pode ocorrer algo mais grave”, comenta.

A SETEC – Serviços Técnicos Gerais de Campinas, é responsável pela autorização de uso do solo para fins de exercício do comércio em instalações removíveis, em geral nas vias e logradouros públicos. Compete a ela a fiscalização deste tipo de comércio. Apesar dessas fiscalizações, é comum de se encontrar barracas ou até mesmo restaurantes que não têm cuidado com a higienização dos alimentos.

Segundo Tereza de Almeida, engenheira de alimentos da vigilância em saúde, somente a partir do ano de 2007 que foi feito o cadastro das atividades ambulantes de alimentos, as quais estão sujeitas na Vigilância em Portaria. Esta implantação aconteceu pelo grande número de ambulantes.

A capacitação em boas práticas de manipulação está sendo exigida para todos os setores que trabalham com alimentos, tanto em restaurantes grandes e pequenos, barracas de feiras e lanchonetes cadastradas na vigilância em saúde, em Campinas o CEPROCAMP centro de educação profissional, está oferecendo curso de praticas de manipulação gratuito.

Em caso de reclamação de ordem higiênico-sanitária, ligar para 156 ou entrar em contato direto com a Vigilância em Saúde. Em casos de adoecimento e intoxicação alimentar deve procurar um serviço médico.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s