Campinas garante atendimento psiquiátrico gratuito

Lorena Marcatto
da redação 3

Quem busca tratamento psiquiátrico gratuito em Campinas pode receber atendimento com qualidade graças a uma reforma psiquiátrica que teve início em 2001 na cidade, por meio da implantação dos CAPS (Centros de Atenção Psicopassional). Isso é o que garante Marcelo Kimati Dias, regulador das vagas psiquiátricas de Campinas, médico doutor pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Para ele, o sistema de CAPS implantado em Campinas faz com que diminua o número de internações, buscando alternativas de tratamento para que o paciente esteja inserido normalmente na comunidade em que vive, além de oferecer atendimento 24 horas ao paciente e até aos familiares.

A cidade já foi até referencia brasileira a pesquisas internacionais no ano de 2003, pelo novo projeto de saúde mental implantado aqui. Cada distrito tem uma unidade do CAPS, com exceção da sudoeste que tem dois CAPS. Eles têm como meta principal não recorrer a internações hospitalares, mas auxiliar o paciente no tratamento diário. “O objetivo é impedir que essa pessoa seja internada, garantir que ela tenha um acompanhamento psiquiátrico e a possibilidade de ter medicação assistida por profissionais”, explica Dias.

Os pacientes ou mesmo os familiares podem recorrer às unidades básicas de saúde a procura de assistência. “Se uma pessoa está em crise, ela pode procurar uma unidade de atenção básica falando que não está bem e que precisa de atendimento rápido, pois mesmo que essa unidade não possa atender, o caso é encaminhado ao CAPS mais próximo”, explica Dias sobre o processo inicial do atendimento.

A maior parte das unidades de saúde de Campinas conta com uma equipe mínima de saúde mental, responsável pelo atendimento aos pacientes em urgências que são encaminhados aos CAPS. Os tratamentos são totalmente custeados pelo SUS (Sistema Único de Saúde), tantos nos CAPS, quanto nas unidade de atenção básica. “Nesse modelo sistema de saúde que existe em Campinas, a pessoa pode procurar a atenção básica, independente de ter 15, 30, 40 anos”, esclarece Dias.

Para tratamentos relacionados ao uso de drogas e álcool ou transtornos psiquiátricos relacionados a abusos, existe redes específicas de tratamento, que diferem dos CAPS para doenças mentais. “Existem dois serviços de saúde mental para usuário de substâncias (drogas) em Campinas que são os CAPS álcool e drogas, existe um na região do Taquaral e um outro próximo ao Jardim do Lago. Esses dois serviços são especificamente para usuários de drogas e dependências, mas geralmente a porta de entrada para esses lugares são via CAPS ou atenção básica”, explica Dias.

A idéia do sistema dos CAPS é que a pessoa passe por um acolhimento primeiro, para depois ela ser encaminhada a um psicólogo e a outro profissional especializado.

Anúncios

34 pensamentos sobre “Campinas garante atendimento psiquiátrico gratuito

  1. Venho atravez desta solicitar apoio e orientações de como devo proceder diante a situação a que me encontro nesse momento;
    moro em Marba-PA, tenho uma filha de 19 anos que apresenta problemas da ordem psicologica (pertubações e amciedades) disturbios mentais,na verdade aqui em marabá tem tratamento particular, que até então já iniciei o tratamento mas o custo é muito alto,eu não tenho condições financeira para tal, diante do exposto o caso é serio, motivo pelo qual solicito as vossas ajudas, pois minha filha esta necessitando urgentemente do tratamento, por favor me ajudem..
    aguardo vossas orientações e de como devemos prosceder..
    antecipadamente agradeço abçs
    francisco de assis dos santos

  2. Venho atravez desta solicitar apoio e orientações de como devo proceder diante de um problema q venho enfrentando ja a muitos anos. Nao sei como explicar exatamente, o foto é q tenho feridas em varios lugares pelo corpo, principamente nos braços q ranco a casca por varias vezes no dia, na hora q estou rancando sinto uma sensação de alivio e bem estar, mas em seguida c/muita dor e sangrando choro e me culpo muito. Vivo isolada das pessoas por vergonha das feridas q sao visiveis em meus punhos, faço curativos diariamente, mas nem bem forma a casca e eu ranco novamente me esquecendo q fico mal em seguida. Nao tenho convenio medico, mas resolvi procurar um psiquiatra amigo da minha irma q trabalha no caps, ele me disse q o meu quadro é d compulsao, me receitou remedios e disse q eu teria q fazer terapia. Nao tenho c/pagar terapia particular,o q devo fazer? Gostaria muito de uma ajuda, pois as vezes parece q vou enlouquecer c/esta situação.
    Antecipadamente agradeço

  3. Oi gente.Desde já queria pedir os esclarecimentos de voçês porque meu irmão tem problemas mentais desde os 15 anos,agora ele tem 30 anos está em crise.Passou no caps aqui da minha cidade,moro em Monteiro na paraíba.Ele não quer tomar os remédios e eu e minha mae sofremos muito com ele em casa.O psiquiatra falou que nao era preciso levá-lo pra João Pessoa pra internar, porque ele falou que os remédios que ele passou são os mesmos de lá.Não sei porque eles fazem isso com agente meu irmao tá muito mal e não tem condiçoes de está em casa.ME AJUDEM POR FAVOR!ONDE DEVO IR PRA CONSEGUIR AJUDA.PORQUE ATE O HOSPITAL FALOU QUE SÓ PERMITE A SAIDA DELE PRA INTERNAR FORA SE O PSIQUIATRA ENCAMINHAR.AGRADEÇO A COMPREEENSÃO DE VOÇES E AGUARDO UMA RESPOSTA.

  4. Sou estudante de Enfermagem.Moro na cidade de Campos dos Goytacazes-RJ e preciso saber à respeito do funcionamento da CAPS aqui em minha cidade ou próximo daqui.
    Tenho um amigo que o Pisquiatra diagnóstico seu caso como Psicopatia e preciso ajuda-lo com certa urgência.
    Grata pela atenção.

  5. Estou precisando saber o que eu preciso para fazer o tratamento na clinica de campinas que e tratamento gratuito pois estou precisando de ajuda! Estarei aguardando um e-mail de resposta de vocês por que estou precisando muito de ajuda! Peso que possam fazer o possivel para me ajudar! Israel O. Silva

  6. Me falaram que eu preciso e muito procurar um psicoterapeuta,porém, não tenho condições para pagar.mas meu assunto é sério já que tentaram me estuprar e morte na família brutal,enfim, sou uma pessoa de idade que quando só caio em depressão.As vezes tenho vontade e medo de perder o controle de agradir qualquer pessoa.

  7. Boa tarde, meu nome é Rosana e estou com alguns problemas que estão influenciando muito negativamente na minha vida pessoal, de algum tempo para cá quando chega a noite eu fico com muito medo tenho dificultades para dormir e acordo várias vezes á noite com o coração acelerado e com falta de ar como se eu fosse desmair, estou muito inrritada com as pessoas e fico cada vez mais sozinha sem vontade de conversar. Gostaria muito da orientação de voces pois sintou que a situação esta se agravando e eu não tenho condições de pagar um tratamento

    Gata pela atenção

  8. Tenho um pai com problemas serios psicologicos, nao moro com ele ha mais de 6 anos mas tenho contato pois geralmente vou vizita-lo.Sempre observei seu comportamento ao longo dos anos, hoje eu tenho 30 anos e resolvi pesquisar sobre os comportamentos e caracter de meu pai e notei pelo pouco que li sobre o assunto que ele talvez sofra de um tipo de psicopatia grave e tambem megalomania. Tambem li que pessoas com essas doencas nao admitem nunca que precisam de ajuda e tratamento. Nao sei como ajuda-lo sou filha unica, e todos da familia se afastaram dele por causa de sua deficiencia de caracter. Gostaria que algum especialista me orientace para eu saber como lidar com isso e poder ajuda-lo fazendo com que ele se trate e controle a doenca, pois sei que a psicopatia nao tem cura.
    Aguardo respostas no meu e-mail se possivel
    Moro na cidade de Campinas, sou de classe media baixa e nao posso pagar uma tratamento particular.
    Grata
    Priscilla Duarte

  9. Olá meu nome é Rosana resido na cidade de Campinas proximo ao shop D.Pedro pertinho do taquaral
    estou presisando de ajuda!!meu marido sempre foi viciado em drogas agora perdeu o emprego e não tem dinheiro para ficar se drogando…deu de ficar bebendo
    sendo que ele foi um acoolotra a 16 anos atras
    eu enchi ele de remedio e ele parou de beber ficou 16 anos sem a maldita bebida!!
    e agora eu não consigo mais comprar esta medicação sem a receita medica
    quero um tratamento para ele minha vida esta se tornando um imferno me ajudem aguardo a resposta pelo meu email desde ja fico grata

  10. Bom dia!
    Estou pesquisando locais de tratamento para problemas psiquiátricos, e encontrei esta materia sobre o CAPS. Gostaria de saber quais são os requisitos para poder se cadastrar e ter direito ao um atendimento gratuíto visto que a pessoa a quem estou tentando ajudar, não possue recursos financeiros, devido ao estado que se encontra. A pessoa é de classe média, mas está desempregado ha mais de tres anos, devido a doença e ultimamente tem tido crises frequentes de descontrole, se tornando agressivo e falando por vezes em suicídio. A situação é tão desesperadora, pois ele ja passa dos 40 anos e vive com a mãe na cidade de Santos, motivo que agrava cada dia mais a situação. Queria que me ajudassem a encontrar uma alternativa para salvar esse meu amigo de um triste fim. Desejo imensamente que ainda haja tempo para que ele retorne a vida normal e arranje um trabalho, pois é formado em administração e fala vários idiomas, um grande disperdício de talento se acabando em depressão e tristeza.
    Aguardo uma sugestão, ainda que eu precisecolaborar para encontrar uma saída para ele, assim como para outras pessoas que necessitarem da minha ajuda.
    Desde já
    Grata
    Marta

  11. tenho 51 anos e desde o 14 anos tenho problemas, de insoni, ansiendades, angustia, choro muito, só tenho vontade de ficar trancada dentro da minha casa, pois tenho medo de tudo, sinto uma tristeza enorme, um dor que parece que nunca vai ter fim dentro do meu peito, que se eu pudece arrancario o meu coração, pra não mais sentir essa dor. No momento estou afastada do trabalho, pois não tenho mais vontade de fazer nada, só em acabar com a vida, pois não vejo mais motivo pra viver, sinto como fosse um pesso na vida das pessoas.Ja estive entenada por 2 vezes em hospital psiquiatra, uma em 1985 outra agora em dezembro/2009, Hospital Nossa Senhora do Caminho em Stº Andre/SP. Por favor alguém pode me ajudar. Grata. Ana

  12. VENHO ATRAVES DESSA PEDIR ORIENTACAO , POIS TENHO UM IRMAO DE 35 ANOS QUE SAIU ONTEM DO HOSPITAL OURO VERDE COM QUADRO DE CIROSE MANDARAM ELE PARA CASA SEM PODER ANDAR DIREITO COM A BARRIGA ENORME SEM CONDICOES ALGUMA DE FICAR SEM TRATAMENTO ELE E VICIADO EM DROGAS E ALCOOL , POCO PELO AMOR DE DEUS A AJUDA DE VCS POIS MORO EM UMA CASA COM UM QUARTO E COZINHA TENHO UM FILHO DE ONZE ANOS SAIO CEDO PARA TRABALHAR E HOJE TIVE QUE DEIXALO SOZINHO COM MEU FILHO ME FALARAM PARA QUE EU PEDISSE AJUDA AO CAPS POIS NAO TENHO CONDICOES NEN DE COMPRAR AS FRALDAS QUE ELE ESTA TENDO DE USAR E NEM MESNO DEIXA LO COM UMA CRIANCA ELE PEDIU PINGA A NOITE TODA PRECISO DA AJUDA DE VCS MUITO OBRIGADO DEUS ABENCOE QUEM PUDER VIR ME AJUDAR

  13. ola…estava a procura de um tratamento gratuito pela nete e graças a deus encontrei vcs.sou diagnosticada com transtorno bipolar do humor ha 13 anos .faço tratamento desde esta data nos postos de saude,mas sem sucesso pois tem varias medicaçoes novas ke nao posso custear,e venho tomando as mesmas de sempre ha todos esses anos ,estou na faze da mania em ke o humor esta oscilando muitas vezes ao dia e a noite nao durmo.ja tentei o suicidio 5 vezes e estou fikando muito deprimida e ja com pensamentos ruins……ninguem me entende ,nunca foram converssar com um medico p saber como lidar comigo,sei ke o bipolar nao e facil de se entender ,mas e muito carente de afeto ,mas eles realmente estao cansados de mim e de minhas atitudes,gostaria ke soubessem ke nao tenho culpa ,gostaria de melhorar ,mas ja estou kase desistindo da vida novamente ,vcs podem me ajudar?estou pedindo socorro tenho muitos conflitos familiares …por favor socorro….obrigada .sem mais ELIANE

  14. Eu tenho irmã de 63 anos que apresenta quadro mental de perturbação, ela perdeu totalmente a noção de ética, ofende as pessoas na rua, fala sozinha como se estivesse conversando com alguém, não aceita ser repreendida e o que é pior: não aceita tratamento médico. Já tentamos leva-la em um psiquiatra mas ela se nega. A situação está ficando incontrolável, pois as pessoas dizem que a responsabilidade é da família e nos culpam pelo seu comportamento agressivo, mas o que fazer se ela se nega ao tratamento e a saúde pública não nos dá alternativa…
    Por favor nos ajude nos dê uma luz para este caso tão difícil!!!!
    Obrigada.

  15. preciso de ajuda com urjecia tenho dois irmão com poblema mentais e minha mão tem poblemas de saude não esta mais conssequido cuidar deles eles estão muito acresivos o q fazemos estamos desesperado por ajuda . ass elisangela

  16. tomo rivotril á noite mas quando fui dormir esqueci e quando despertei de madrugada tomei-o e pela manhã senti algo diferente, o que deve ter acontecido? Ah todo paroxetina tambem, estou fazendo tratamento para depress~~ao

  17. tomo rivotril á noite mas quando fui dormir esqueci e quando despertei de madrugada tomei-o e pela manhã senti algo diferente, o que deve ter acontecido? Ah tomo paroxetina tambem, estou fazendo tratamento para depressão tem apenas quatro dias e tambem gostaria de saber em quantos dias os efeitos dos remedios passam?

  18. estou com um problemão, por favor me socorram! meu esposo tem 41 anos e á mais ou menos dois anos vem tomando uns rempédios de taxa preta sem se quer ter passado em um médico desta área, ele so vai no clínico, n~~ao sei como ele arruma estas receitas, a pergunta é (pode uma pessoa que toma estes remédios ficar desgostoso com o sexo?´eu ja fiz de tudo ja emagreci, ja cortei os cabelos, mudei a maneira de se vestir e nada,ele só reclama e ~diz não ter paciencia com nada, alem de beber muito é o que eu vejo sempre, sei que isto também não pode, gostaria de saber mais sobre os efeitos da levozine e clorpramaz no corpo de uma pessoa parecer nao preisar. obrigada – aguardo respostas

  19. venho atraves deste pedir socorro,pois eu juntamente com minha familia estamos passando por uma situação muito dificil com meu irmão que tem problemas mentais muito grave e que as vezes traz riscos de vida para ele e a propria familia devido a suas crises e agressividade.peço até pelo o amor de deus que nos ajude, aqui na cidade em que moramos não tem uma clinica especializada para esses tipos de tratamentos.

  20. Desejaria que acalmasse o meu coração de mão que anda apertado por ver o filho de 37 anos ficar dopado de tanto remédio de médicos,mesmo os profissionais da homeopatia que passa antidepressivo da homeopatia tambem entra com os da alopatia que traz problemas de coração e outros disturbios,como ter uma orientação de um homeopata que seja psiquiatra para evitar as quimicas,afim de evitar as reações fortes?

  21. oi meu nome é edici preciso de ajuda com urgencia tenho um irmão com poblemas mentais e minha mãe tem poblemas de saude e não conssegue cuidar mais dele e ele esta muito agresivo não sabemos mais o que fazer ele não quer mais tomar os remédios nós estamos desesperados ele tem 33 anos por favor nós ajudem 0brigado tem um bom dia

    • oi meu nome é edici preciso ajuda com urgencia tenho um irmão com poblemas mentais e minha mãe tem poblemas de saude e não consegue cuidar dele e ele esta muito agresivo não sabemos mais o que fazer ele não que mais tomar os remédio nós estamos desesperados ele tem 33 anos por favor nós ajudem obrigado

  22. Ola meu nome é Elisangela me encontro com depressão profunda esta ja é a 5 vez que me encontro assim , as outras vezes consegui sair logo mas esta ja fazem 4 anos e 2 meses que não consigo ficar bem tenho feito varios tratamentos mas nada muda ,não consigo sair da cama não sei mais o que faço pois pela doença estou desempregada , meu marido se encontra preso e tenho uma filha que esta gravida de 6 meses e tambem esta desempregada por favor se voces puderem fazer algo para mim agradeço desde ja.

  23. Boa noite! Queria saber do que preciso para fazer um tratamento com vcs com urjencia, estou com grandes problemas no meu casamento, pois estou sufocando muito meu marido por causa de ciumes e insegurança, ele ja chegou ate em falar em separação. Eu o amo muito portanto não quero perde-lo, eu ja passei dos limites nem eu mesma estou me aguentando….. ja estou desesperada porque tentei de todas as formas me controlar e não consigo, estou implorando por ajuda pois ate com amizades eu sou assim….. Desde já agradeço a atenção!

  24. Olá!!!! Preciso de um tratamento psiquiátrico, porém, estou desempregada e não tenho condições de pagar um, minha psicologa que é do SUS pediu para pagar particular, pois, está muito difícil de conseguir um pela rede pública. Como faço para conseguir o mais rápido possível?

  25. Gostaria de saber se suspendo as medicações prescritas pelo meu psiquiatra, hoje vou fazer um exame de polossonografia e não consigo falar com o meu psiquiatra. Obrigada. Vanessa

  26. Meu nome é Valdirene, tem uma filha de 17 anos que mora com um rapaz de 21 anos e toda vez que eles discutem ele fica dando socos nos moveis, tomando vários remédios dizendo querer se matar. Já conversei muito com ele mas todo final de semana é a mesma coisa. Ele quando mais novo teve problema com drogas e foi rejeitado pelos familiares. Como posso ajuda-los?

  27. Eu tenho um irmão com depressão profunda faz um tempo já e cada dia mais ele piora, mas eu precisava mesmo é de ajuda pra saber como fazer porque ele está sem condições de sair e ele precisa muito passar com um médico psiquiatra para pegar remédio pra dormir e também calmamente porque ele é muito estressado, vocês poderiam me ajudar por favor ele mora sozinhos e fica muito difícil eu e meus irmãos dá atenção vinte quatro horas por dia pra ele por isso que estou pedindo ajuda para poder ajuda-lo eu agradeço.

  28. Então eu estou procurando ajuda pôde ser e que meu tio ele tem uma Bala na cabeça dos médicos dizem que não pode remover se tira ele morre o que a acontece que uma vez por ano a taça a loucura nele e fala coisas por coisas e é violento meus avós não tem mais idades para suportar tantos sofrimentos ele fala de mata fala que é Deus dia que é da polícia nos não sabermos mais o que fazer já fomos no posto se saúde nada resolvido não sei quê fazer
    está noite ele quebrou tudo dentro de casa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s