Como lucrar com o Google

Quem trabalha com comunicação online ou até mesmo quem tem um blog pessoal pode aproveitar as oportunidades encontradas na própria Internet para obter lucro com seu conteúdo. Uma dessas oportunidades é o Google Adsense, um serviço que permite aos editores de sites de todos os tamanhos (desde grandes portais a blogs pessoais) veicular anúncios Google discretos nas páginas de conteúdo de seus sites e ainda ganhar dinheiro.

Como os anúncios estão relacionados ao conteúdo do site, os editores os vêem como uma maneira de lucrar com as suas páginas e de melhorar o conteúdo. O programa é gratuito e combina publicidade de pagamento por clique e de pagamento por impressão, significando que são válidos os cliques nos anúncios do site e também pelas impressões. O editor se inscreve no site do Adsense e recebe autorização para participar em poucos dias, após o Google avaliar se o seu site é apto para incluir o programa.

O AdSense também é um serviço com o qual os editores de sites podem oferecer as tecnologias de pesquisa do Google aos seus usuários, além de ganhar dinheiro com a exibição de anúncios Google nas páginas de resultados de pesquisa. O AdSense para pesquisa é uma solução gratuita que permite aos editores colocarem caixas de pesquisa em seus sites e obtenham receita de anúncios na página de resultados de pesquisa.

Segundo a Equipe Google AdSense, o programa para pesquisa oferece a escolha do conteúdo que os usuários pesquisem: o próprio site, uma coleção de sites, ou toda a web. Há também a opção de restringir a pesquisa em somente seções específicas do site.

Após o cadastro e autorização do AdSense para participar do programa, a inserção dos anúncios ou campos de pesquisa são simples ‘cópia e cola’ de códigos html disponibilizados no painel de controle do site. Os anúncios podem ser customizados com cores e fontes para seguir o padrão do site cadastrado.

Lucro

Os anúncios Google para páginas de conteúdo podem ser de custo por clique (CPC) ou de custo por 1000 impressões (CPM). Já as páginas de resultados do AdSense para pesquisas mostram exclusivamente anúncios de CPC. Isso significa que os anunciantes pagam quando os usuários clicam nos anúncios ou quando os anúncios são mostrados no site. O editor receberá uma parcela do valor pago por qualquer atividade no site.

A Equipe Google AdSense diz que não pode revelar a parcela exata dessa receita. “Nosso objetivo é permitir que os editores obtenham um lucro igual ou superior ao que teriam com outras redes de publicidade”. Como a receita que você pode ganhar por meio do programa depende do conteúdo de cada página da Web ou dos termos de pesquisa digitados pelos usuários, bem como da disponibilidade de anúncios do Google relacionados, vale lembrar que somente com os cliques ou as pesquisas feitas você pode lucrar.

A única forma de pagamento disponível para editores do Brasil é a transferência eletrônica internacional (wire transfer). O Google envia o pagamento em dólares americanos. Segundo a Equipe, esse é um método rápido e seguro para o envio de seus pagamentos. “Estamos trabalhando para disponibilizar em breve outras opções de pagamento”.

O processo de recebimento dos ganhos é um tanto cansativo para quem não tem intimidade com transferências internacionais. O editor deve entrar em contato com seu banco e solicitar um código para liberar a emissão do pagamento. Alguns bancos pedem comprovantes e dados da empresa, os quais para conseguir o editor deve contatar o Google e passar por uma série de burocracias para conseguir.

Um pensamento sobre “Como lucrar com o Google

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s