Chegada do verão requer mais cautela com doenças

Quando o verão chega, muita gente pensa apenas em sol, praia e férias e se esquece dos perigos que a temperatura alta pode trazer.

Segundo o médico Arício Xavier, professor da UNICAMP, existem determinadas doenças que são mais comuns no verão, como a desidratação, insolação, diarréia e dengue.

De acordo com o médico, a desidratação e insolação têm sintomas parecidos, tais como dor de cabeça, náuseas e tontura. Ambas são perigosas e requerem tratamento médico imediato, pois se não tratadas a tempo, podem levar o doente à morte.

A temperatura quente do verão ajuda na proliferação e disseminação de bactérias, as quais contaminam alimentos e acabam por provocar a diarréia. Para tratá-la, é preciso repor os sais minerais que o corpo perdeu e manter uma alimentação leve e saudável.

Outra conseqüência da alta temperatura é o aumento de casos de dengue, segundo Arício Xavier, “Os mosquitos transmissores da doença se desenvolvem mais no clima quente”, afirma. Para evitar a doença é necessário que não se mantenha água parada em vasos, pneus e calhas, evitando, assim, a criação de focos de procriação do mosquito transmissor.

Em caso de suspeita de qualquer doença, um especialista deve ser consultado imediatamente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s