Aumento nas taxas de importação de Viracopos beneficia RMC

 

atendimento à 430 cidades do pais

Vista panorâmica de Viracopos: atendimento à 430 cidades do país

 

 

Vanessa Pacheco

Redação 02

 

As importações realizadas pelo terminal de cargas do aeroporto internacional de Viracopos registraram crescimento histórico. Foram cerca de 15 mil toneladas de mercadorias importadas somente no mês de agosto de 2008.

De acordo com Josmar Cappa, professor de economia da PUC- Campinas, um dos motivos para este aumento é a instalação de empresas estrangeiras na região. “Esse aumento tem muita relação com a grande quantidade de empresas multinacionais que atuam na Região M

etropolitana de Campinas. Elas dependem de componentes importados para que seu produto possa ser complementado”.

 

Os componentes que chegam à Campinas vêm principalmente dos Estados Unidos, China, Alemanha e Coréia do Sul. O setor aeronáutico é responsável pelo uso de 23% destes materiais, 20% são utilizados em aparelhos de informática e 14% em telecomunicações. Em quantidades menores ainda são importados produtos para uso nos setores automotivos, metalmecânico, eletroeletrônicos e farmacêuticos.

Apesar de assumir papel essencial para a economia local, Viracopos assume importância em âmbito nacional. De acordo com o economista, o aeroporto cumpre o novo papel de atuar como apoiador logístico das empresas internacionais, ou seja, complementam o processo de produção dos estabelecimentos que dependem de peças e insumos importados para concluir seu produto.

 

Materiais importados são armazenados no Terminal de cargas de Viracopos

Materiais importados são armazenados no Terminal de cargas de Viracopos

 

 

Hélio Souto, gerente de Logística da Infraero, explica o processo que traz benefícios para todo o país. “As empresas importam matéria prima por um preço mais barato e com ela podem finalizar seus produtos, podendo até mesmo exportá-lo para comercialização no mercado internacional”, ressalta. Para Souto, esse procedimento auxilia no equilíbrio das importações e exportações, o que favorece a economia brasileira.

As cargas que chegam a Viracopos através dos aviões cargueiros são distribuídas pelos caminhões por todo o país. Além dos benefícios para todo o Brasil, o aumento das atividades aeroportuárias afetam positivamente as transportadoras e empresas de logística. Wilster Eduardo é supervisor de operações da Barci Cargo e confirma: “Para nós o resultado é excelente, trabalhamos tanto com as atividades de importação quanto de exportação e esse crescimento de movimentação só nos beneficia”, conclui.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s