Centro de Campinas sofre com falta de lixeiras

Camila de Araujo   

Redação 02

Centro de Campinas tem poucas lixeiras

Centro de Campinas tem poucas lixeiras

 

 

A dificuldade de achar uma lixeira no centro de Campinas é uma realidade vivida por cerca de 95 mil pessoas diariamente. A falta de planejamento urbano e de educação ambiental são os principais fatores por este déficit. A falta de resolução para o problema faz com que milhares de pessoas, joguem o lixo no chão, e para manter a rua limpa, a prefeitura gasta com varrição nas principais ruas do centro.

Segundo Fábio Gonzaga Cardoso, engenheiro do Departamento de Limpeza Urbana (DLU), repartição responsável pela limpeza da cidade, diz que a responsabilidade pela locação das lixeiras, é da autarquia de Serviços Técnicos Gerais, a Setec. Porém, a Setec declara que isto é por conta do DLU. Neste impasse, a população campineira não vê alternativa a não ser jogar o lixo no chão.

Segundo ainda o engenheiro, pela falta de colocação de lixeiras nas ruas, o DLU adota medidas como uma varrição mecanizada e automatizada nas ruas do centro da cidade. Porém estas medidas são mal vistas aos olhos da população, que acha que isto seria desnecessário se houvesse um local para jogar o lixo, é o que diz Reinaldo Silveiro, autônomo que freqüenta o centro quase todos os dias. Reinaldo ressalta que a falta de lixeiras faz com que ele guarde o lixo no carro ou no bolso, medidas estas tomadas por outros cidadãos conscientes em relação ao meio ambiente.

A arquiteta e urbanista Beatriz Brandão diz que a consciência de não jogar lixo no chão não deve vir só por parte da população, mas também dos comerciantes e do setor público e que a educação é imprescindível, pois não adianta só a implantação de coletores de lixo, mas também deve-se ensinar às pessoas que a lixeira existe para ser usada.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s