Idoso está mais ativo e saudável

Camila Patekoski Marcusso

Redação 02

O bordado é uma das atividades oferecidas no NUTI.

O bordado é uma das atividades oferecidas no NUTI.

 

 

Com a diminuição da taxa de mortalidade e crescimento na qualidade de vida em função dos avanços da medicina, os idosos de hoje estão mais ativos. Eles buscam hábitos mais saudáveis e atividades como ginástica, teatro, aulas de dança, de música, de informática e cursos diversos. Olinda de Nadai tem 64 anos e faz aulas de aeróbica, musculação, coral e desde que começou as atividades sente-se como se tivesse nascido de novo.

Para o médico Eduardo Luiz Santana Cardoso, o aumento da expectativa de vida do idoso é hoje um fenômeno que ocorre a nível mundial. Este aumento se deve a vários fatores, entre eles a conscientizarão dessas pessoas em relação aos cuidados com a saúde. No Brasil, os idosos ultrapassam o número de 15 milhões, correspondendo a 8,6% da população total do país. “A indústria farmacêutica tem dado uma contribuição muito grande com o lançamento de novos produtos para o tratamento das doenças crônicas degenerativas do idoso, que muito vem contribuindo com o aumento da qualidade de vida dessas populações” diz Eduardo.

Com o crescimento do número dos idosos e essa mudança de comportamento deles, as cidades nem sempre conseguem oferecer um espaço para eles na sociedade. Para Eduardo, uma solução seria criar programas governamentais de incentivo e políticas de saúde direcionadas ao idoso visando a inclusão deles e mantendo-os produtivos na sociedade.

Hoje vemos surgir os “programas para a terceira idade”, que oferecem propostas de lazer e de aprendizado para os idosos. Maria Aparecida Berggren tem 58 anos e participa do NUTI (Núcleo da Terceira Idade) na cidade de Boituva-SP há 8 anos. Para ela, o projeto é maravilhoso e oferece tudo o que ela precisa. Margarida Penatti Perim tem 67 anos e está no projeto há 15. Ela faz aulas de bordado e afirma que o ambiente proporciona aprendizado e muita diversão.

 

Idosos praticam atividades ao ar livre.

Idosos praticam atividades ao ar livre.

 

 

Para Nair Mondini, 76, as aulas, além de transmitir conhecimento, criam laços de amizade. “Na entidade, ao proporcionar integração social em diversas atividades, o idoso recupera aspectos de coletividade, companheirismo e resgata a visão de sua utilidade, para que possa atuar ativamente na sua realidade social”, diz Wandisa Fátima da Silva, coordenadora do NUTI.

Nesse ambiente, além de aprender eles interagem com pessoas que estão passando pela mesma fase e, com elas, podem construir novos modelos de envelhecimento e identidades sociais. “No Brasil, ainda temos um longo caminho a percorrer, no sentido de proporcionar ao idoso uma vida longa com qualidade e produtividade para que esses indivíduos sintam-se importantes na nossa sociedade como um todo”, afirma Cardoso.

2 pensamentos sobre “Idoso está mais ativo e saudável

  1. Pingback: A idade é apenas um número « F5

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s