Uso de remédios sem controle causa perda de audição

Tatiane Bardi

Redação 01

Entre os remédios estão os inflamatórios, diuréticos e anticoagulantes

Entre os remédios causadores estão os diuréticos e anticoagulantes

A automedicação prolongada pode provocar tonteira, zumbido e até surdez. Aproximadamente 60 remédios causam problemas de audição, como, por exemplo, o salicilato de sódio – comum em remédios para inflamação e dor, além de diuréticos e anticoagulantes.

A fonoaudióloga Isabela Gomes, do Centro Auditivo Telex, alerta para os riscos da automedicação. “Infelizmente, é comum as pessoas tomarem remédios por conta própria, influenciadas pela indicação de vizinhos e amigos, o que é perigoso. As substâncias conhecidas como ototóxicas causam lesões graves e, muitas vezes, irreversíveis à cóclea, a parte do ouvido humano responsável por transmitir a vibração sonora até o cérebro “, explica.

Segundo a especialista, os bebês prematuros também correm riscos, já que precisam tomar antibióticos para combater determinadas infecções respiratórias. “Os recém-nascidos com baixo peso são muito expostos a infecções e precisam desses remédios, mas é preciso atenção. Hoje o ‘teste da orelhinha’ é uma avaliação realizada em muitos hospitais.Em alguns estados, inclusive, é obrigatório que todos os bebês sejam examinados para saber se existe alguma perda auditiva”, lembra a fonoaudióloga. A situação é ainda pior para aqueles bebês que precisam passar um bom tempo na incubadora, porque, além dos remédios, eles são prejudicados pelo barulho nas incubadoras, que pode chegar a até 100 decibéis.

A fonoaudióloga conta ainda que a perda auditiva causada por medicamentos na infância traz problemas para a fala e o aprendizado. “Nesses casos, a perda auditiva é irreversível e o processamento do som sofre prejuízo. Perde-se a capacidade de perceber com clareza a voz humana, os sons do ambiente e até a própria voz”, conta.

Os efeitos da ototoxidade dos remédios são amplos e atingem indivíduos de todas as idades. Nos ouvidos, esses medicamentos causam uma perda neurossensorial, temporária ou definitiva, de grau variado – de leve à profunda – de acordo com o remédio, a dose ingerida e o tempo de tratamento. “A perda auditiva pode ter muitas causas: trauma acústico, infecções, idade avançada, mas pode ser conseqüência também de um medicamento ototóxico. Claro, isso varia de cada organismo, mas aconselho a quem tem alguma dificuldade auditiva que procure um especialista e deixe de lado a automedicação”, conclui.

Embora nem sempre possam ser evitados, os remédios ototóxicos devem ser ingeridos com conhecimento médico para evitar problemas. O ideal é que, antes do tratamento, sejam feitos exames para verificar se já existe alguma lesão que possa se agravar com o uso do remédio. Os quimioterápicos, usados no tratamento de câncer, e os antibióticos, usados na prevenção e no tratamento de infecções pós-operatórias, são outros exemplos de remédios que podem acarretar danos irreversíveis à audição.

3 pensamentos sobre “Uso de remédios sem controle causa perda de audição

  1. Pingback: Automedicação: um perigo á saúde « REDATOR ON LINE

  2. gostaria de saber se a contaminação por chumbo causa perda de audiçâo,pois trabalhei em um empresa por quase vinte anos.e recentemente perdi a audição do ouvido esquerdo com uma anacusia profunda e uma perda neurosenssorial progressiva a direita moderada.e continuo com uma taxa elevada de pb no organismo.fora as outras segulas que o chumbo deixou que é cefaleia,zumbidos,tonteiras,lapso de memória,fadiga constante,formigamento nas mãos e durmencia,já fui endicado ate a protetizaçâo do ouvido direito já que a perda da audiçâo esta se acentuado a cada DIA. gostaria de receber ajuda nesse assunto pelo meu e-mail pois a literatura que li é muito vaga, não explica muito desse problema e EU gostaria de algo mais concreto para ter noção qual tratamento a seguir principalmente a perda da audição por contaminação por chumbo. um abraço espero resposta.

  3. gostaria de saber se a contaminação por chumbo causa perda de audiçâo,pois trabalhei em um empresa por quase vinte anos.e recentemente perdi a audição do ouvido esquerdo com uma anacusia profunda e uma perda neurosenssorial progressiva a direita moderada.e continuo com uma taxa elevada de pb no organismo.fora as outras seguelas que o chumbo deixou que é cefaleia,zumbidos,tonteiras,lapso de memória,fadiga constante,formigamento nas mãos e durmencia,já fui endicado ate a protetizaçâo do ouvido direito já que a perda da audiçâo esta se acentuado a cada DIA. gostaria de receber ajuda nesse assunto pelo meu e-mail pois a literatura que li é muito vaga, não explica muito desse problema e EU gostaria de algo mais concreto para ter noção qual tratamento a seguir principalmente a perda da audição por contaminação por chumbo. um abraço espero resposta.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s