Leitura é fundamental para crianças

Carolina Basso Sibila

Redação 06

Algumas atividades não podem faltar na vida das crianças e uma delas é a leitura. Muitos não sabem, mas é através dos livros que o raciocínio e o senso crítico começam a se desenvolver e, por isso, o hábito de leitura deve ser adquirido desde cedo.

“É importante que as crianças comecem a ler desde cedo porque a leitura é uma atividade que aciona não só as operações do intelecto, mas também é percebida em nível sensorial, da sensibilidade, da afetividade e emoção. Incentivar a leitura desde cedo, contribui para a construção da escrita, apreensão da realidade ampliando a visão de mundo”, afirma a psicopedagoga Lilian de Matos Johnson.

De acordo com Lilian, não há uma idade certa para começar a ler. “Deve-se tomar o cuidado de oferecer livros adequados à idade da criança. Quando a criança identifica ou fala sobre objetos ao seu redor, ela está construindo um processo de leitura e de interpretação do mundo. Sendo assim, os livros devem fazer parte da vida da criança tanto quanto os brinquedos”, afirma.

Ainda segundo a psicopedagoga, os pais são muito importantes, pois servem como exemplo e podem incentivar a leitura, principalmente se eles tiverem o hábito. “Ler os livros juntamente com a criança, contar histórias, levá-la às livrarias e bibliotecas é uma maneira de incentivar o hábito da leitura”, aconselha.

Na escola

O papel dos pais é muito importante na educação das crianças. Porém, muitas passam mais tempo na escola do que em casa, e é por isso que as instituições de ensino devem incentivar o hábito de leitura.

Segundo Cláudia Romano e Paula Romano, proprietárias de um colégio de Valinhos, é muito importante que, desde cedo, as crianças aprendam a gostar de ler. “Aqui nós temos uma biblioteca e 230 alunos de 4 meses a 8 anos. Em todas as faixas etárias nós incentivamos a leitura, mesmo nos bebês”, contam as proprietárias.

Para os alunos menores, a leitura é estimulada juntamente com a criatividade, pois eles mesmos escrevem e ilustram os livros. Já para os maiores, a literatura é relacionada com aulas de filosofia infantil que também ajudam a superar problemas, como em casos de separação dos pais e perda de parentes, por exemplo.

Assim como a psicopedagoga, as proprietárias do colégio também acreditam que os pais têm um papel fundamental no incentivo à leitura. “Aqui na escola, muitas vezes, temos que incentivar os pais a lerem. Também aconselhamos que os pais leiam para os filhos antes de dormir, enquanto eles forem pequenos, pois isso faz com que haja interesse por parte das crianças pelos livros”, afirma Cláudia.

Cláudia e Paula asseguram ainda que a leitura, se for estimulada desde cedo, ajuda a formar cidadãos críticos, cultos, além de melhorar a escrita e a interpretação de texto.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s