Após nova lei, vagas de estágio caem 40%

As empresas e instituições de ensino ainda não se adaptaram às novas regras da Lei de Estágio 11.788/08, sancionada em 25 de setembro de 2008. As mudanças afetaram diretamente os 13,5 milhões de estudantes em todo o Brasil, pois houve uma diminuição de 40% no número de vagas oferecidas. A informação é do NUPE ( Núcleo Brasileiro de Estágios).

Segundo o advogado e consultor Ulisses Porto, as empresas foram pegas de surpresa. “Muitas ainda não sabem como agir. Esperamos que a oferta volte ao normal no começo do ano que vem. Esta época de final do ano já é historicamente de baixa oferta de vagas e poucas contratações. Os próprios estagiários deixam de procurar, querem curtir as férias”, comenta.  Ele também acredita que o mercado volte a contratar normalmente no prazo de um ano. OUÇA O CONSULTOR ULISSES PORTO

Para Ulisses a Lei trouxe várias melhorias para a vida do estagiário, como o horário de trabalho, que foi estabelecido em, no máximo, seis horas por dia. Com isso, o estudante tem mais tempo de dedicação aos estudos. O que falta” são as empresas se acostumarem com as novas regras”, afirma.

Apesar da diminuição de 40%, a queda no número de vagas existentes não foi tão brusca. De acordo com a Abres, Associação Brasileira de Estágios,  o Brasil tinha 1,1 milhão de estagiários, sendo 385 mil do ensino médio e 715 mil do superior. Esses dados certamente mudaram. Um levantamento parcial mostra que há por volta de 1,04 milhão de estagiários, mas esse número pode reduzir ainda mais.

Uma outra notícia ruim para os 8,9 milhões de estudantes no nível médio é que essa diminuição será ainda maior devido à cota estabelecida pelo artigo 17 da Lei. Segundo Porto, “houve uma limitação justamente para os alunos mais necessitados de um primeiro contato com mercado de trabalho”, finaliza.

Os estudantes atendidos pelo PROUNI, Programa Universidade para Todos de ensino superior, têm prioridade de encaminhamento para processos seletivos de estágio no CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola). São aproximadamente 2 mil vagas em todo o Brasil, destinadas à esses estudantes.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s