É gripe? Não, adenovírus!

Juliana Dobner
Redação 1

Um novo vírus está preocupando otorrinos e infectologistas de Campinas. O vírus conhecido como adenovírus pode ser confundido com uma doença que requer tratamento a base de antibióticos, quando na verdade só é necessário a limpeza constante da fossa nasal com soro fisiológico e muita hidratação.
Cada vez mais presente na cidade, esse novo vírus pode provocar vários sintomas e atingir muitas partes do corpo.
O vírus é traiçoeiro e pode ser confundido com um resfriado, dificultando o diagnóstico médico. O primeiro sintoma é o tapamento das vias respiratórias, seguido de uma dor de garganta.
De acordo com o otorrino do hospital Celso Pierro, Silvio Maroni, o sintoma do vírus permanece por um período de 4 a 5 dias e é causado pelo ar extremamente ressecado, com baixo grau de umidade. “O adenovírus está muito disperso no ar, principalmente nessa época do ano. Para se proteger, é fundamental não freqüentar lugares poluídos, com poeira, e evitar praticar esportes nessa época de baixíssima umidade do ar”.
Segundo o médico, para escapar do vírus basta evitar alguns hábitos como o cigarro e também lugares fechados com ar condicionado.
Os vírus são os responsáveis pela maioria dos problemas nos aparelhos respiratórios, principalmente no primeiro retorno do aparelho, que é o nariz.
O adenovírus não é mais resistente do que os outros tipos de vírus respiratórios. Ele somente sofre mutação, assim como o vírus da gripe. É necessário o tratamento, porque se não for cuidado pode causar complicações como uma pneumonia ou meningite.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s