Blogueiro cria o Movimento dos Sem Mídias

Ana Flávia Ramos redação 01
O comerciante Eduardo Guimarães, 48 anos, criou o blog Cidadania.com em dezembro 2006 e já foi acessado 1.325.770 vezes. Eduardo aborda de uma forma crítica assuntos cotidianos como economia nacional e internacional, política e racismo. Foi com esse olhar que ele decidiu formar o MSM, (Movimento dos Sem Mídias) que faz uma campanha para mudanças na mídia brasileira. Segundo Eduardo, o objetivo do movimento é combater o mau uso dos impérios de comunicação da mídia brasileira. “A mídia livre é aquela na qual você pode ver todos os tipos de opinião e informação”, afirma. Veja abaixo a entrevista completa.
1º Como surgiu o Movimento dos Sem Mídia?
Surgiu em Setembro do ano passado. Meus leitores atenderam a convocação que fiz em meu blog para que protestássemos contra a pressão sofrida pelo Supremo Tribunal Federal para que aceitasse a denúncia do procurador-geral da República para processar os envolvidos no escândalo do mensalão, pois consideramos que, como bem disse um dos ministros do Supremo à época, aquela instituição teria votado “com a faca no pescoço”.
2º Quais são os objetivos do movimento?
Os objetivos são protestar e combater por todas as formas o mau uso dos impérios de comunicação que há no Brasil, sobretudo quando são usados para influir e determinar como devem votar os cidadãos. Outro objetivo é, sendo uma organização juridicamente constituída, o MSM toma atitudes contra desmandos da mídia como o alarmismo promovido no começo do ano pela mídia para vender ao público que haveria uma epidemia de febre amarela no país, pois esse tipo de campanha alarmista é danoso a sociedade, como se viu nesse caso que mencionei, no qual muitas pessoas adoeceram e morreram por se vacinarem sem necessidade, movidas pela mídia.
3º Eduardo, você acha que a mídia tem preconceitos raciais, sociais e econômicos? De que forma vê esses preconceitos na mídia?
De fato veja que o país que aparece nas tevês não é o nosso. Onde é que você encontra todo aquele povo loiro, de olhos azuis, os bairros pobres limpinhos, arborizados, com casa pintadas, ou ricos casando-se com favelados?

4º A mídia tem um importante papel em nossa sociedade, e a maioria das pessoas não está se importando com as falhas da mídia, esse movimento e bem aceito pela sociedade?
É pouco difundido. Mas o fato é que o MSM representa um movimento maior e desorganizado da sociedade que parece começar a desconfiar da mídia ou até ignorá-la, como os brasileiros fizeram em 2006 quando reelegeram Lula à revelia da pregação da mídia.
5º Entre os objetivos do MSM está que o movimento luta por uma mídia livre, o que seria uma mídia livre pra você? E qual seria o papel da mesma?

Mídia livre é aquela na qual você pode ver todo tipo de opinião e de informações, tanto aquelas que hoje têm espaço na mídia quanto as que não têm. Uma mídia que não seja submissa a grupos sociais, políticos e ideológicos. Seu papel seria transmitir a notícia pura, sem ser misturada com a opinião do veículo que a difunde, e de dar espaço para a opinião dos donos da mídia igual àquele que seria concedido aos que discordam.

6º Como já completou um ano, quantos participantes têm no MSM?
Os inscritos à época do surgimento da ONG foram mais de cem, mas boa parte dessas pessoas não manteve mais contato apesar de terem se filiado formalmente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s