Frota de carros em Campinas cresce 8% ao ano

Corredores de ônibus ajudam a diminuir congestionamentos

Corredores de ônibus ajudam a diminuir congestionamentos

Lígia Grandin

 

Redação 06

 

A frota de Campinas conta atualmente com cerca de 610 mil veículos e sua média anual de crescimento gira em torno de 8%. Segundo a EMDEC (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas), esse é o principal fator para o registro de verdadeiros nós no trânsito de Campinas. O crescimento contínuo de sua frota, que apresenta uma das mais altas taxas de motorização do país (1,7 habitante para cada veículo), contribui para o aumento dos congestionamentos.

 

As entidades responsáveis planejam algumas medidas para solucionar o problema. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, “a implantação do rodízio no trânsito de Campinas não está em discussão e está descartada nos próximos quatro anos de gestão do prefeito, pois a Prefeitura acredita que existam alternativas para qualificar a circulação na cidade”.

 

Como opção para otimizar o trânsito, o Agente Municipal de Trânsito (popularmente conhecido como amarelinho), Mário Costa, que trabalha há mais de dez anos no ramo, explica que ações individuais do cidadão também podem contribuir para fluidez das vias, como o uso de bicicletas ou mesmo fazer trajetos a pé para pequenos deslocamentos. As caronas programadas com colegas de trabalho também contribuem para diminuir a quantidade de carros das ruas.

 

Para longo prazo, o prefeito tem como plano de mandato criar pistas exclusivas para os ônibus. Estes corredores serão implantados, por exemplo, em vias como a John Boyd Dunlop (Corredor Campo Grande), Amoreiras (Corredor Ouro Verde) e Heitor Penteado (Corredor Sousas). No total, serão implantados 104 km de corredores.

 

Outra medida é a intervenção pontual em locais historicamente problemáticos, como o acesso ao campus I da PUC-Campinas, problema que está sendo solucionado com o prolongamento da Avenida Guilherme Campos, que deverá estar concluído ainda no primeiro semestre de 2009.

Um pensamento sobre “Frota de carros em Campinas cresce 8% ao ano

  1. Gostei da matéria, porem entendo que deveria ser mais profunda, pois seus dados são da frota de campinas, mas o volume de automóveis é ainda maior, pois temos proprietários que moram em campinas, andam em campinas porem seus carros estão lincenciados em outros municípios, e alem disso as pessoas como eu que vem de outro município para trabalhar, etc. Gostaria se possível, que me envie onde obtem seus dados, pois para mim seria muito importante saber junto a empresa (não sei qual é) que detem os dados do IPVA, para que eu tenha dados estatisticos dos moradores em Campinas, que são possuidores de automóveis, porem, estes estão licenciados em outro Município, ficaria muito grato. 19 97885367

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s