Oposição continua pequena na Câmara

Juliana Martarello

Redação 06

O próximo mandato da Câmara da Campinas vai ser de fato da situação, isto porque apenas 12% dos vereadores eleitos são da oposição, ou seja, 4 de 33 vereadores. Com exceção do PSDB e PV, todas as outras siglas que elegeram representantes fazem parte da coligação do prefeito reeleito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, Unidos por Campinas. (PMDB, PDT, PT, DEM, PTB, PPS, PP, PRP, PCdoB, PSC e PMN.)

Entre os vereadores eleitos, o PDT, partido do atual prefeito, foi o que formou a maior bancada, 24% dos parlamentares (oito vereadores), mantendo o atual número e força no legislativo. A pequena oposição será garantida pelo PSDB que elegeu três parlamentares, um a mais do que a atual bancada: Arthur Orsi, Biléo Soares e Valdir Terrazan. O PV, com apenas uma cadeira, elegeu o desconhecido Zé do Gelo.

O cientista político e professor da Puc –Campinas, Pedro Rocha Lemos, analisa como negativo os baixos números da composição oposicionista da Câmara. Segundo o cientista, a casa de leis tornou-se “a serviço do executivo” e como conseqüência, o poder deve continuar centralizado. Ainda segundo o cientista, a falta de autonomia da câmara compromete a fiscalização do executivo que é sua principal função.

O vereador oposicionista, Valdir Terrazan (PSDB), afirma que mesmo a oposição ganhando uma cadeira este número ainda é muito baixo, porém ele acredita que mesmo assim é possível fazer uma oposição com qualidade, “mais vale qualidade do que quantidade.” Terrazan cita a atual legislatura como positiva, pois houve uma oposição presente e com pouco radicalismo.

Como solução para este problema, o cientista político Pedro Rocha Lemos, sugere aos vereadores da base oposicionista que “façam muito barulho” e tenha muito contato com a população e a imprensa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s