Café pode trazer benefícios à saúde

bebida deve ser consumida na quantidade correta.

bebida deve ser consumida na quantidade correta.

Carolina Sibila

Redação 06

O café tornou-se um hábito não só na vida dos brasileiros, mas no mundo todo. Muitas pessoas acreditam que tomar muito café faz mal, porém muitos desconhecem os benefícios que esta bebida pode trazer.

Se consumidas de 3 a 4 xícaras diariamente, o café pode ajudar na prevenção contra câncer de cólon/reto, mama e fígado. Além disso, estudos sugerem um papel protetor sobre as doenças de Parkinson e Alzheimer.

Para crianças a bebida também traz muitos benefícios. Se consumido durante o café da manhã ou na merenda escola, o café desperta a atenção e concentração, que pode melhorar a qualidade dos estudos. Quando misturado ao leite, torna-se mais nutritivo e previne obesidade.

Muita gente associa o café apenas com cafeína, mas segundo a nutricionista Ana Paula Motta, ele é um alimento bem mais complexo. “Do café é possível obter magnésio, potássio e ácido nicotínico, que é uma vitamina do complexo B. Os ácidos clorogênicos, também encontrados no café, são substâncias importantes, cujos benefícios para o tratamento de depressão, alcóolatras e viciados em drogas são muito estudados”, afirma Ana Paula 

A cafeína, principal componente do café, traz muitos benefícios à saúde. Um aspecto interessante de ser observado, de acordo com a nutricionista, é que o café dá certo grau de vigília e prontidão, estimula a atenção, a concentração, a memória, o aprendizado e, conseqüentemente, o desempenho.

Isso porque a cafeína é uma substância que age no sistema nervoso central e tem uma absorção muito rápida. Sua concentração atinge o nível mais alto entre 15 e 45 minutos depois de seu consumo.

Cuidados

O que acontece com quem toma uma quantidade superior a recomendada de café – 3 a 4 xícaras? Ana Paula Motta assegura que, se consumidas mais de seis xícaras por dia, surgem problemas como irritabilidade, insônia, ansiedade, nervosismo, tremores e demais sintomas desagradáveis.

“O excesso de café provoca também uma maior secreção de ácido clorídrico, causando irritações na mucosa gástrica levando á gastrite, úlceras gástricas e esofagite, além das irritações nas mucosas intestinais que ocasionam colites e ulcerações”, alerta a nutricionista.

O excesso de cafeína pode ainda, junto com a má ingestão de alimentos ricos em cálcio, causarem a deficiência deste mineral que é responsável pela formação e desenvolvimento de ossos e dentes, além de exercer funções na coagulação do sangue e na transmissão de impulsos nervosos.

“Em pessoas que tenham labirintite, enxaqueca, gastrite, úlceras, esofagite, refluxo gastro-esofagico, colites, pressão alta não controlada, períodos que precedem a menstruação, pois, aumentam os sintomas da TPM e portadores de arritmia cardíaca o café é contra-indicado até mesmo em quantidades moderadas”, alega Ana Paula.

Um pensamento sobre “Café pode trazer benefícios à saúde

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s