Adulto Miniatura

Pais devem por limite na escolha de atividades extracurriculares para evitar que o filho deixe a escola como segunda opção

Por Laís Vedovato

Cursos de inglês e de computação, prática de modalidades esportivas como vôlei, futebol, karatê, ballet, violão, bateria, coral e ainda a escola regular. Essa é a rotina de muitas crianças durante a semana, que além da escola têm uma série de responsabilidades, as quais muitas vezes acabam sendo uma rotina sofrida para a criança.

A psicóloga do Colégio Imaculada de Mogi Mirim, Marina Lovo, acredita que o excesso de atividades que as crianças enfrentam se dá por conta de dois aspectos: a influência dos pais e o mundo atual em que vivemos. (vídeo abaixo)

A orientação é que os filhos também participem do planejamento de seus próprios compromissos, porém são os pais que devem por o limite entre o que o filho necessita fazer e o que é dispensável. “A escola acaba ficando em 3º ou 4º plano. Muitas vezes a gente percebe que essa loucura de atividades extras para estimular a criança para ter competência e desenvolver habilidades atropela a rotina da escola”, alerta. (áudio abaixo)

Papel dos pais na escolha das atividades das crianças

Segundo a psicóloga, a língua inglesa é uma das atividades essenciais para o desenvolvimento da criança. “Se ela tem um desenvolvimento legal, nada impede que por volta dos três anos, a criança já tenha, de forma lúdica, o contato com uma segunda língua, contanto que essa exigência seja tranquila”, acrescenta.

Além disso, diz a psicóloga, as crianças fazem mil coisas ao mesmo tempo, mas nada com profundidade. Um exemplo disso é o acesso a meios de comunicação como o programa de mensagem instantânea, conhecido como MSN, o qual crianças conversam, como adultos, com diversas pessoas ao mesmo tempo. “É um meio super legal, mas acaba se transformando em diálogos sem profundidade”, afirma Lovo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s