Onde se esconde o ballet clássico?

A falta de incentivo e a dificuldade da profissão fazem com que os bailarinos busquem alternativas no exterior.

Por: Nathália Brunelli 

Um “collant”, uma saia rodada, sapatilhas e um coque no cabelo… Quatro aspectos que caracterizam uma bailarina clássica. Essa é uma imagem cada vez mais rara se levarmos em consideração uma carreira profissional no Brasil.

 Nas grandes capitais como São Paulo e Rio de Janeiro, ainda existem bons espetáculos realizados por companhias consagradas nacional e mundialmente, mas são poucos. Por que essa ausência do clássico? Por que essa falta de costume de se apreciar um bom espetáculo? Onde está o público?

  Talvez as pessoas começassem a se interessar mais se tivessem a oportunidade de ter um conhecimento dessa arte e dos inúmeros talentos existentes no nosso país. Para crescer nessa área, bailarinas e bailarinos são obrigados a deixar o Brasil para construir carreira no ballet clássico, em busca de melhores oportunidades, de melhores condições de vida. Ir para o exterior significa mais que sentir saudades, significa se adaptar a uma nova língua e cultura, participar de audições e enfrentar concorrência. Somente aqueles que amam essa arte são capazes de viver, com prazer, uma vida assim.

 Na verdade, o que falta no Brasil são projetos culturais de grande porte e um maior número de espetáculos nas cidades, afinal, seria uma tentativa de atrair o público para essa arte, tão rica, que merece ter seu devido valor, e ter seus talentos revelados e reconhecidos. Não podemos simplesmente deixar isso de lado e nos privar de apreciar tamanha beleza.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s