Camerata barroca

Camerata Fukuda foi um dos destaques do 4º Festival de Música e Arte em Valinhos

Fernando Pacífico
(nandoeduardo@gmail.com)

A violinista Elisa Fukuda esbanjou técnica

Considerada pela crítica especializada como uma das mais importantes orquestras de câmara do Brasil, a Camerata Fukuda, regida pela maestro Antônio Del Caro, optou por interpretar Tomaso Albinoni e Johann Sebastian Bach, dois dos maiores nomes da música barroca, em sua apresentação no 4°Festival de Música e Arte do Colégio Etapa, feita no dia 20 de agosto.

Fundada em 1988 pela violinista Elisa Fukuda e pelo maestro Celso Antunes, o grupo musical é composto por 20 jovens com formação homogênea, muitos deles vencedores de diversos concursos nacionais e internacionais, como o Prêmio Eldorado de Música, Concurso Nelson Freire e Jovens Solistas da OER. Quem pôde ir ao concerto, conferiu uma coesão completa dos seus integrantes. A perfeição em cada detalhe, ou seja, notas certas nos lugares certos e uma dinâmica entre vitalidade e respiração.

Embora o público tenha preenchido a capacidade máxima do anfiteatro do Colégio Etapa, a violinista Elisa Fukuda não deixou de reparar que a faixa etária dominante era adulta, responsabilidade que ela atribuiu, em parte, ao papel da mídia. “Ela opta por divulgar os artistas internacionais, em detrimento das produções daqui. Gostaria de ver mais oportunidades”.

Apesar de ter ingressado na Universidade de São Paulo para cursar letras, Elisa sentiu que o seu caminho poderia ser diferente. “A paixão pela música veio aos 19 anos, quando entrei para o curso de música do Conservatório de Genebra, na Suíça”. A partir de então, a carreira seria impulsionada com prêmios importantes, dos quais se destacam o de “Melhor Solista do Ano” pela APCA (1989) e Prêmio Carlos Gomes na Categoria de “Solista Instrumental” (2000).

Veja abaixo as fotos da apresentação:

Veja abaixo um trecho da apresentação:

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s