Recordar é viver…

 Demônios da Garoa fazem show e cantam antigos sucessos na Praça Carlos Gomes

 Bruno Rotoli
bruno_rotoli@hotmail.com

                O grupo Demônios da Garoa, já consagrado em todo o país e principalmente na terra da garoa, São Paulo, se apresentou na última sexta-feira do mês de setembro em Campinas, na Noite da Seresta.

grupo Demônios da Garoa

O tradicional grupo de samba, que tem mais de 60 anos de carreira, possui um grande repertório de músicas próprias e também de canções de Adoniran Barbosa, as quais o grupo imortalizou. Entre essas canções podemos citar: Saudosa Maloca, Samba do Arnesto e Trem das Onze.

A Praça Carlos Gomes, onde o show foi realizado, estava repleta de fãs do grupo e assim que eles subiram no palco, ou melhor, em cima do coreto da praça por volta das 20h30, já foram totalmente ovacionados. A primeira música cantada pelo grupo foi Tiro ao Álvaro, de Adoniran Barbosa,e esta fez com que todas as gerações ali presentes cantassem a música do início ao fim.

Para seu José Xavier,aposentado, o grupo é o único que ainda consegue manter um sambinha no mesmo estilo há anos. Ele, que morou em São Paulo durante a sua juventude, não esquece quando seus amigos cariocas vinham visitá-lo e ele cantava Trem das Onze. Os amigos falavam que este era um samba tipicamente paulista, visto que conforme a própria música diz, o jovem tem que voltar para a casa antes das onze horas, tanto pelo fato de ser o último trem quanto pelo fato dele ter que cuidar da casa e da sua mãe.

Maria Auxiliadora, aposentada, que é fã das músicas dos anos 60 e 70, não perde nenhum show. Ela, que se reúne com seus amigos toda semana para jogar carteado, já deixou marcado com os amigos que toda última sexta do mês (quando acontece o evento Noite da Seresta), os jogos tem que acontecer na sua casa. Maria que mora em frente à praça, diz que não há coisa melhor do que quando os jogos têm fundo musical. Ela consegue unir seus dois hábitos prediletos, que são escutar música ao vivo, direto da praça, e jogar baralho.

Segundo Inês Barbosa, aposentada, não há nada melhor do que vir na praça, numa sexta à noite e ficar escutando grandes nomes da música brasileira, como Moacyr Franco, Demônios da Garoa, Vanderléia, Benito di Paula entre outros que já se apresentaram. A aposentada ainda disse que estes shows trouxeram vida novamente à praça e mostrou para os jovens para que serve um coreto numa praça, além é claro, de que agora a prefeitura tem que manter a praça limpa e bem conservada, já que durante muitos anos está praça foi esquecida. “Hoje em dia aqui tem uma boa iluminação, com os jardins bem cuidados e com o coreto preservado”.

 

grupo cantando no coreto

Noite da Seresta é um programa realizado em praça pública, que começou a ser feito na gestão do atual prefeito da cidade, Hélio de Oliveira Santos, no ano de 2005. Este show integra o programa Campinas é Cultura, que traz atividade cultural tanto na região central quanto nos bairros. Segundo o site da prefeitura, o objetivo principal do projeto é resgatar a ideia de realizar eventos em praças.

Os shows normalmente começam com um grupo ou um músico de repertório variado e que começa a aquecer o público para o show principal. Logo em seguida, mais ou menos umas 20h30 o artista principal entra em cena e é nesta hora em que começa a crescer o número de espectador.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s