Leitura Infantil

 
 

Juliana Setem
twitter/juhsantista

Sala de Incentivo a leitura

Escritora Cássia Viger desenvolve ambiente de incentivo à leitura destinado a crianças em Biblioteca Municipal

Em Americana, interior do estado de São Paulo, a Ludoteca Infantil Os manchas, há dois anos e meio em funcionamento contribui, no desenvolvimento de novos adeptos à prática da leitura. No espaço, localizado em uma das salas da Biblioteca Municipal, são oferecidos jogos educativos e livros que cooperam para a formação educacional e cultural das crianças. A sala desenvolvida para o público mirim recebe visitações diárias de escolas e pais que acompanham seus filhos, incentivando-os.

O projeto, inédito na cidade, foi idealizado pela americanense Cássia Viger, escritora de literatura infantil. A sala recebeu o nome Ludoteca, devido à junção das palavras lúdico + biblioteca. Para a autora e mentora do espaço, deve-se estimular de maneira agradável e divertida a prática da leitura. Desta forma, os pequenos passarão a incorporar o hábito naturalmente.

Para a realização da sala de leitura, a escritora dedicou-se inteiramente ao projeto. Foram seis meses de empenho e negociações: “O processo foi árduo, batendo de porta em porta, buscando parcerias de empresas que colaboraram com materiais necessários para transformar o ambiente num espaço lúdico de qualidade. Consegui restaurar a sala e manter um espaço público jamais visto na cidade.”

Personagens Os Manchas

A Ludoteca  recebeu o nome de Os Manchas referindo-se à coleção de 10 livros lançados pela escritora – Aventuras pelas terras do conhecimento. A ideia de criar o espaço voltado para o público infantil nasceu do objetivo principal do livro: despertar o interesse das crianças para a leitura. Na coletânea são narrados descobertas e fatos relevantes da história da humanidade por meio de cinco personagens (Artêmis, Hera, Nika, Apolo, Zeus) despertando nas crianças o espírito investigativo.

No local adaptado ao universo infantil, bonecos , jogos, quadros e muitos livros não faltam para dar um toque especial e estimular ainda mais o imaginário dos pequenos leitores. A ampla sala de múltiplas cores torna-se um novo mundo. Por meio da imaginação as histórias narradas nos livros, ganham vida.

Para Tânia Vaz, mãe de Vanessa de 7 anos e Laís de 5, a Ludoteca  permite  a interação das crianças com o mundo da literatura infantil. O espaço é um incentivo para que as crianças adquiram outras experiências que não venham apenas da TV ou Internet .“A Ludoteca foi uma excelente ideia. As crianças têm  a  oportunidade  de  fazer da leitura um momento de descontração e aprendizado, num ambiente desenvolvido para elas. Sempre que venho ao centro com minhas filhas, elas  me pedem para passar aqui.”

 Para a educadora Cássia Viger, que está sempre desenvolvendo projetos educacionais destinados ao público infantil, o local é um presente às crianças. “Há proposta de projetos de ampliação e desenvolvimento de trabalhos voltados ao incentivo à leitura.”

Assista entrevista com a autora de livros infantis e mentora da Ludoteca Infantil de Americana, Cássia Viger, sobre o lançamento de seu novo trabalho Voa Cerineu, pela Editora Brasiliense.

Blog da Cássia Viger

http://cassiaviger.blogspot.com/

Visitação
Localização Biblioteca Municipal de Americana, Praça Comendador Müller nº 172. Centro, Americana-SP.
Informações
Horário: De segunda a sexta-feira das 9h às 17h e sábado das 9h às 13h.
tel (19) 3461-9157 ou no e-mail biblioadm@americana.sp.gov.br
 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s