Carona Virtual

Estudantes universitários usam sites para pegar caronas, e economizam tempo e dinheiro.

Joceli Godoi

lika_cg@hotmail.com

A música Balão Azul da década de 90 já dizia que para conhecer a via láctea, o melhor mesmo, era pegar carona numa cauda de cometa. Passadas duas décadas, com a ajuda da tecnologia, as caronas continuam em uso principalmente no meio universitário. Hoje, a viagem é mais curta, ao invés da via láctea, os alunos optam por caronas que os levem de volta pra casa no fim de semana.

As opções para conseguir uma carona variam entre o polegar para cima na beira da estrada, um bilhete no mural da faculdade, um recado no facebook, e a mais recente, entrar num site especializado de caronas. E esse é o que tem se mostrado mais eficaz nos últimos anos. Na região de Campinas existem dois sites desse tipo: Caronas e Unicaronas. O último oferece, por mês, cerca de 4 mil caronas aos usuários.

O sistema é simples e dá prioridade para alunos e funcionários das universidades. Os sites põem em contato uma pessoa que oferece a carona, com quem precisa dela. Através de um cadastro feito on line, as pessoas encontram várias opções de horários e locais em que os caroneiros vão se encontrar.

A idéia da criação do site Unicaronas surgiu em 2007 devido a necessidade e a dificuldade que os ex-alunos da Unicamp, Matheus Marosti e Guilherme Souza, tinham em voltar para casa nos fins de semana. Marosti conta que na época só havia grupos de e-mail e recados em murais, os dois meios funcionavam, mas, a falta de organização e de segurança dificultava as caronas. Então, em abril de 2007 surge a primeira versão do site que a princípio se limitava aos alunos da Unicamp, mas com a grande adesão dos alunos o site passou a abranger outras universidades como a Unifesp, a Usp e a Unesp. Hoje, mais de 30 universidades mantém o cadastro no site.

O ex-aluno de engenharia mecatrônica da Unicamp, Wagner Brasileiro, conta que antes de se formar utilizou o site várias vezes e era uma ótima forma de economizar tempo e dinheiro. “Se eu fizesse o trajeto de Campinas até Riberão Preto de ônibus iria demorar o dobro de tempo e gastaria muito mais com a passagem até lá.”

O fundador do site diz que é comum nos novos usuários dúvidas com relação à segurança, já que a pessoa combina a viajem com outra completamente desconhecida. Mas com relação a isso, Marosti garante: não é preciso se preocupar. “A primeira vez, provavelmente, a pessoa fica com receio, mas o site dá a segurança para o usuário para que ele confie no sistema. Como apenas alunos e funcionários das universidades podem se cadastrar, o site se torna bem mais seguro do que os murais por exemplo. Além disso é possível ver avaliações de usuários que já pegaram caronas com usuários que está oferecendo a carona, aumentando a credibilidade do sistema.”

Apresar da queda nos preços para a compra de veículos e as facilidades de crédito nos financiamentos, o fundador do Unicaronas diz que o número de usuários do site ainda é o mesmo e o número de caronas oferecidas só tem aumentado. Ele conta ainda que, mesmo quem tem carro, às vezes, prefere pegar uma carona para economizar.

Encontre sua carona:

Unicaronas: WWW.unicaronas.com.br

Caronas: WWW.caronas.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s