Do video-game para os centros cirúrgicos

Mariáh Ferrero (mariahferrero@hotmail.com)

Um aparelho até então criado para a diversão ganha uma nova função

O kinect, dispositivo criado pela Microsoft, que ao ser introduzido no videogame XBOX, permite que os amantes da tecnologia joguem somente com os movimentos do próprio corpo, sem controle, já não é mais tão novidade assim. A surpresa é que o dispositivo agora pode ajudar a medicina.

O Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), na cidade de Campinas, desenvolveu um software que junto do aparelho Kinect, do videogame, permite que os médicos, durante as cirurgias, mexam nos exames do paciente.

Atualmente, os médicos analisam os exames e radiografias para lembrar dos resultados durante a operação, na intenção de que não haja erros.  “Processo este que dificulta a cirurgia, já que por qualquer deslize, podemos simplesmente não lembrar de alguns detalhes que podem fazer toda a diferença no resultado da cirurgia”, completa o médico colaborador do projeto,  Leonardo Reis.

A questão é que na sala cirúrgica não é permitido o uso de teclado e mouse do computador, já que a equipe médica não pode colocar as mãos em nada que não seja o próprio paciente, e claro, os instrumentos para a operação.

Pensando nisso, os engenheiros do CTI junto do médico urologista da Unicamp, Leonardo Reis, desenvolveram o software para ser usado junto do kinetc. “Além de tudo é gratuito, já que o CTI é do governo federal”, explica o engenheiro Guilherme Ruppert, do CTI. Ou seja, o único custo que os centros cirúrgicos terão é o aparelho, que não passa de 500 reais.

Para o engenheiro, o preço definitivamente não é o problema.  “Toda essa inovação, junto da adaptação de um dispositivo criado apenas para divertir, deve ajudar diversas clínicas, inclusive as públicas”.

O sistema ainda está em período de teste nas cirurgias de urologia no hospital da Unicamp, mas o médico garante: “ainda estamos passando por algumas adaptações, mas o aparelho já ajuda muito nas cirurgias”.

 

Abaixo segue o vídeo do CTI que explica como funciona a novidade:

 

Links:

http://www.cti.gov.br/

 

 

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s